As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

~~Esse post vai fazer você achar que sou sentimental~~

Livro: As Vantagens de ser Invisível
Titulo Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Paginas: 224
Editora: Rocco
Tipo de Capa: Brochura
Ano: 2007
ISBN: 9788532522337


25 de agosto de 1991.
A primeira data que Charlie colocou em suas cartas; cartas mais intimas que um diário e muito mais estranhas do que um adolescente comum poderia escrever. Simplesmente Charlie não é um adolescente comum, ele é muito melhor que os outros, ele tem ingenuidade, ele é amoroso e ele é questionador.
No ano anterior seu único amigo se matou, e Charlie ficou sem amigos, não sabia em que grupo ele se encaixaria, seus pais o tratam de forma estranha e até hoje ele sofre com a morte de sua amada tia. Sua vida seria muito mais monótoma se ele não tivesse conhecido três pessoas, Sam, Patrick e seu professor de inglês, Bill. A partir desse momento, Charlie descobriu o que é ser adolescente, descobriu o amor e descobriu a verdadeira amizade.

A tempos que estou devendo essa resenha pra vocês, foi em janeiro que eu li esse livro maravilhoso e deixei pra fazer ela agora, em pleno mês de maio, mas enfim...

Pra começar, o livro não é dividido por capítulos, a trama é narrada por cartas feitas por Charlie, e nos da uma sensação de que o próprio está nos contanto os fatos de sua vida. Charlie tem sérios problemas psicológicos e isso não é difícil de notar, ele não sabe como reagir no ambiente escolar e foi um milagre ter puxado papo com Patrick e Sam, e então começarem uma amizade. Sam é muito gentil com ele e é a primeira a entender o ponto de vista dele, não demora muito para Charlie estar apaixonado. Patrick foi quem o ensinou as coisas que adolescentes fazem, bom, tanto Sam quanto Patrick fizeram isso, mas Patrick mostrou o ponto de vista de um garoto adolescente para outro. Alem de levar Charlie a festas, eles o ajudam no dia-a-dia e podemos notar o quanto Charlie os ama. Mas junto com a diversão Charlie começa a se lembrar da noite em que sua tia morreu, e as lembranças o atormentam, impedindo ele de criar elos muito fortes com as pessoas. Os outros amigos de Sam e Patrick também tentam ajudar um pouco, da forma deles. Por exemplo a Mary Elizabeth mostrou como é impossível namorar quando se gosta de outra pessoa[risos].

Antes mesmo de saber que existia um livro eu vi o filme(me julguem). Foi estranho, eu não sabia que iria chorar, um choro sem motivo e então eu percebi que tinha amado tanto o filme que... eu tinha que demonstrar de alguma forma.
Quando descobri que o filme era uma adaptação, eu fui comprar, e logo após compra-lo eu li; li mesmo sabendo de toda a história, li mesmo sabendo tudo o que iria acontecer, e mesmo assim chorei, por ter encontrado um história tão boa e tão simples que devia ser amada por todos e não só por mim. Por mais que pareça, isso não é sentimentalismo proposital, o livro me conquistou de uma forma muito forte. 

Apesar do livro ser muito gostoso de ler, não digo que deve ser ''devorado'', é o tipo de livro que se deve apreciar a leitura. Uma sugestão é ler uma carta por dia, parece impossível mais não é!
Também devo acrescentar que a forma como Stephen trata os ''invisíveis'' da sociedade(assim como eu) não é uma das mais perfeitas. Ele nos mostra de uma forma um pouco preconceituosa, posso dizer que esse é um pequeno ponto desfavorável, mas mesmo assim continua sendo uma história linda.

O livro teve duas edições aqui no Brasil, a antiga capa tinha tudo haver, mas foi só lançar uma adaptação e eles colocaram a capa do filme... Não ficou bom, sinceramente, apesar de ter a Emma, o Logan e o Ezra na capa. Falando nisso, a adaptação cinematográfica ficou perfeita, os atores foram real
mente feitos para os papéis e conseguiu nos transmitir como Charlie enxerga as coisas. 

A trilha sonora tanto do filme quanto do livro é muito boa! Inclui artistas como David Bowie e bandas como The Smiths. Sem contar nas cenas de Rocky Horror Picture Show, sério, Patrick é o melhor personagem gay eveeeer!!!

Compre o Livro!!

Submarino [Esgotado~~03/06/2014)



Pss: Eu sei, eu falei o nome de Charlie mais de vinte vezes! E sim, eu não dei devida atenção aos outros personagens, mas lembrem-se, eu li a muito tempo!

Por hoje é isso pessoal! 
Obrigado por visitar meu blog! Siga-o!
Curta e compartilhe com seus amigos! Ah, não se esqueça de curtir nossa Pagina no facebook para ficar ligado nas novidades! E se quiser ter um pouco mais de minha deficiência crônica em suas redes sociais, você pode me seguir no Twitter: @Guieek_

Até mais!
                                    

11 Comentarios

  1. hey Guilherme! ótima resenha!
    eu tbm assisti o filme primeiro (ainda não li o livro) mas não chorei rsrs
    capas de livro com atores dos filmes nunca me agradam :/
    a trilha do filme <3 The Smiths e Bowie fazem parte da minha lista de artistas favoritos.
    beeijo!

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carol... eu não sei porque chorei '-' hahaha
      Leia o livro! Que que você tá esperando mulher? hahahahaha
      The Smiths <3 <3 <3

      Obrigado por comentar, até mais! Bjos!

      Excluir
  2. Eu chorei também no filme e como vc não entendi o porque. Eu chorei na parte do túnel, putz só de lembrar já encho os olhos rsrs acho que é porque foi um momento libertador e de certa forma me identifiquei com isso!
    Beijos.

    Amanda
    divaemconstrucao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A cena do túnel nos da um sentimento de liberdade, realmente nos sentimos infinitos <3
      Obrigado por comentar, beijos!

      Excluir
  3. Opa, seu post só fez aumentar a ansiedade que eu tinha para lê-lo. Assisti o filme por causa da Emma, que tava uma gata como sempre, mas acabei gostando muito do filme! Preciso o mais rápido possível ler o livro. Abraços,

    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, um dos principais motivos pelo qual algumas pessoas assistiram o fime foi a Emma Linda Watson.. hahaha
      Leia o livro!

      Obrigado por comentar, Abraços!

      Excluir
  4. Eu gostei muito do livro. Depois que acabei de lê-lo eu comprei o filme. Já lí incontaveis vezes esse livro, sei de cor tudo. rsrs'
    Concordo com você, a leitura tem que digerida, não é uma leitura que se possa devorar em apenas um dia.
    Muito boa a resenha, parabéns.
    http://singeloleitor.blogspot.com.br/
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que o filme é apaixonante tanto quanto o livro!
      Muito obrigado pelo elogio, e por comentar!
      Abraços!

      Excluir
  5. Uma ótima resenha, esse livro nos faz pensar em nossas atitudes, sem falar também que o livro é perceptível que foi voltado ao mundo dos adolescentes, mas sem nenhuma história de vampiros, bruxos, distopia ou algo do gênero, apenas um livro sobre um garoto com alguns problemas.
    http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim é um livro feito para refletir muito!
      Obrigado por comentar, abraços!

      Excluir
  6. O quer dizer desse livro ? É muito bom, está entre os meus três favoritos. A resenha ficou boa tbm.

    http://closetsecretodoeddie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentários