Jogos Vorazes - Suzanne Collins

''Quando acordo o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam à procura do calor de Prim, mas só encontram a cobertura áspera do colchão. Ela deve ter tido sonhos ruins e pulou para a cama de nossa mãe.É claro que foi isso. Hoje é o dia da colheita.''
 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem de ergue. Com leis rígidas, e com punho de ferro a rica Capital governa todo o território dividido por 12 distritos. E para mostrar sua superioridade para com os distritos, todos os anos a Capital organiza os Jogos Vorazes, um Reality show que obriga dois jovens de 12 a 18 anos de cada distrito(24 no total) a lutarem entre si ate a morte na arena, os jovens que participam dos Jogos são chamados de Tributos, e no final o tributo que for o ultimo a sobreviver ganha fama, dinheiro e a chance de melhorar sua vida e a vida de sua família. Em um ato de proteção, Katniss Everdeen, uma jovem adolescente de 16 anos do distrito 12, se oferece como tributo no lugar de sua pequena irmã Prim, e luta para conseguir vencer nessa sanguinária competição.
O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Katniss, desde o primeiro capitulo você já percebe que a coisa é feia em Panem, e que a pobreza é predominante em todo o País. Para não morrer de fome, Katniss é obrigada a desrespeitar a lei e ir até a floresta para caçar. Com a ajuda de seu grande amigo Gale, ela consegue manter sua família viva. Mas no dia da colheita(dia em que é selecionado o casal de adolescentes que irá participar dos Jogos), ela é obrigada a abandonar seu distrito, para trilhar um caminho que pode levar a morte. Junto com ela, é selecionado um garoto chamado Peeta, o filho do padeiro da cidade, no começo, ela aparenta não gostar dele, mas depois intendemos os reais motivos. Katniss é aquele tipo de mulher ''marrenta'' que não aceita as coisas com facilidade, e Peeta parece não ser a pessoa mais corajosa do mundo, mas ele é muito verdadeiro, uma coisa que Katniss demora muito para perceber. Dentro da arena é cada um por si, um verdadeiro banho de sangue, mas fazer alianças é muito normal, assim como namoros como em qualquer outro reality show.

É muito legal ver os preparativos para os jogos, como Katniss se comporta perto das pessoas da capital(que mais parecem alienígenas). E como os tributos são obrigados a fingir agrado por estar ali, como se eles estivessem felizes por matarem uns aos outros, tudo para conseguir patrocinadores, pessoas que mandam suprimentos para eles não morrerem, mas cada coisa é muito cara, é praticamente impossível conseguir algo, mas Katniss e Peeta tem um plano, um casal! Que ideia é melhor que um casal de apaixonados desventurados? Dois amantes obrigados a matarem uns aos outros, é a melhor ideia de todas! Mas Peeta, não leva isso como se fosse apenas um plano.

Todo o desenrolar da história nos apresenta muita ação, afinal são ''Jogos Vorazes'', e é impossível querer parar de ler, eu tentei ao máximo apreciar a leitura com calma, mas é muito difícil! A narrativa de Suzanne Collins é fantástica! Fácil de entender e com um jeito mais juvenil de tratar as coisas, simplesmente perfeito. Personagens bem construídos é o que menos falta, tirando a própria mãe da Katniss, que não tem um nome citado em nenhuma parte do primeiro livro. Logo de cara você já vê as qualidades dos personagens e isso é uma ótima forma de nos fazer encontrar um personagem para nos identificarmos e nos sentirmos melhor. E estou louco pelo segundo livro, afinal é uma trilogia, quero ver como Suzanne vai dar continuidade a historia de Katniss Everdeen, a garota em chamas!

Livro: Jogos Vorazes
Titulo Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Paginas: 400
Tipo de Capa: Brochura
Ano: 2010
ISBN: 9788579800245

Compre o Livro!

Americanas
Fnac
Saraiva
Submarino

0 comentário "Jogos Vorazes - Suzanne Collins"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários