Quem é você, Alasca? - John Green

~~ Me levem para a Culver Creek, agora!~~

Livro: Quem é você, Alasca?
Titulo Original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Paginas: 272
Editora: Intrínseca
Tipo de capa: Brochura
Ano: 2014
ISBN: 9788580575996

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rebelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.


 Além de ser o primeiro livro, 'Quem é você, Alasca?' era a única obra do João Verde que eu ainda não havia lido. E, como de se esperar, eu fiquei fascinado!

 O grande ponto forte de John Green é a forma como podemos encontrar algo profundo em personagens simples, como Miles, General, e claro, Alasca.
 Miles é o tipico personagem de John Green, um loser. Ele é meio tímido, inseguro, e não tinha amigos. Por isso resolveu buscar por seu 'Grande Talvez'. Claro, como eu disse, ele é um personagem de Green, quer se descobrir. Não muito diferente de Colin (de O Teorema Ketherine) ou até mesmo Quentin ( de Cidades de Papel).
 Coronel foi o que mais me surpreendeu. No começo achei que ele iria ser um traidor e até mesmo um tipo de vilão. E em certo momento eu realmente acreditei nisso, porém estava errado. Coronel é o mais simples de todos, ele quer viver, e não deixar que os ''riquinhos'' dominem a escola.
 E Alasca é perfeita. Ela tem uma personalidade BEM forte, outra coisa que é tipico do John Green, porém dessa vez, com alguns pontos diferentes. Ela tem problemas com seu passado. Que a corroem por dentro a anos. De certa forma, Alasca Young também quer encontrar seu Grande Talvez.

 ''Não dá pra simplesmente ficar prolongando certas coisas para sempre. Chega um momento em que o melhor a fazer é arrancar o Band-Aid. Isso dói, mas depois passa, e então vem o alívio.''

 O livro é dividido em ''Antes'' e ''Depois''. Eu li o 'antes' em menos de uma dia, não conseguia parar de ler, e quanto mais perto ficava do 'depois' mais eu ficava nervoso. O acontecimento que divide o livro dessa forma não me surpreendeu. Todo mundo falava da grandiosidade e de como ficaram surpresos e isso já me fez deduzir o que aconteceria.
 O único problema é que o desenrolar do 'depois' foi bem lento e cansativo. Demorei bastante pra engatar a leitura. Os acontecimentos são mais vagarosos, e parece que John Green tentou fazer um CSI aonde não precisava!

 Miles é quem narra a história, por isso, ao decorrer da leitura descobrimos grandes ultimas palavras e nos sentimos MUITO incomodados com o calor. Ele descreve a Flórida (que é onde a escola nova fica) como um verdadeiro terror para os amantes do frio. Aliás, a descrição de Culver Creek me lembrou muito o jogo ''Bully'' e enquanto lia conseguia ouvir a clássica musiquinha de fundo.

 John Green gosta bastante de usar o cigarro como algo simbólico em seus livros, e aqui existe bastante disso. Alasca e Coronel influenciaram muito na vida do Miles, de uma forma boa e uma ruim. Tive a impressão de que Miles começou a fumar pra poder se encaixar no grupo, e isso sempre me incomodou na vida real, e no livro não foi diferente.

        '' - Vocês fumam por prazer. Eu fumo pra morrer.'' - Alasca Young

Cada personagem tem um apelido, Miles é chamado de ''Bujão'' (o que é uma tremenda ironia, afinal ele é magro), o nome verdadeiro do Coronel é Chip Martin e Alasca já tem um nome lindo. Obrigado, de nada.

 A escrita de John Green já era boa desde o seu primeiro romance, o cara sabe como atingir as pessoas mais jovens, e isso merece respeito.
 Eu esperei arduamente, até sair a edição com a capa americana, e bom, foi a intrínseca que nos presenteou com ela. Lembrando que: intrínseca=livro cheiroso.

 Enquanto eu lia, eu ouvi três musicas sem parar. Que foram:

Give Me Love - Ed Sheeran (clique aqui)
Dead Sea - The Lumineers ( clique aqui)
Bulletproof Picasso - Train (clique aqui) <<< Destaque para o clipe com a linda da Emily Kinney/ amor da minha vida.

Compre o Livro!

Amercianas
Fnac
Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Saraiva
Submarino

Por hoje é isso pessoal! 
Obrigado por visitar meu blog! Siga-o!Curta e compartilhe com seus amigos! Ah, não se esqueça de curtir nossa Pagina no facebook para ficar ligado nas novidades! E se quiser ter um pouco mais de minha deficiência crônica em suas redes sociais, você pode me seguir no Twitter: @Guieek_Até mais!

7 Comentarios

  1. Oi, tudo bom? Eu já tinha lido ACEDE e me apaixonei pela história e pela escrita do John Green. Resolvi ler Quem é você, Alasca? e me decepcionei tremendamente.
    Esse livro é um livro que divide apenas duas opiniões, ou a pessoa ama, ou odeia. Eu odiei! kkk. Sério, desde o começo achei a leitura superficial e meio que "nada com nada". Todos os personagens me incomodavam e depois do "depois" parece que não havia sentimentos de tristeza e etc.
    Foi uma leitura horrível pra mim, mas fico feliz que pra você tenha funcionado.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os livros do John Green tem isso. Ou a pessoa odeia, ou ama! E até agora, todos os que eu li, eu amei <3
      Enfim, obrigado por comentar e por compartilhar sua opinião!
      Beijos! Até mais!

      Excluir
  2. Oi Guilherme!!
    Realmente o que mais chama a atenção nas obras do John é a simplicidade como as histórias e os personagens são construídos.Acho que esse é o grande detalhe que faz os leitores ficarem fascinados pelas suas histórias.Amei ler Quem É Você Alasca,fiquei apaixonado pela Alasca também hahahahahhahaa e me apeguei bastante aos personagens.
    Não tinha reparado,mas não é que John Green gosta de usar cigarro simbologicamente em seus livros?Ainda não tinha me atentado pra isso hahahahahahhahaha
    Abraços!!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alasca é apaixonante, até para as meninas HSUASHAUHSA. Só reparei sobre o uso do cigarro como algo simbólico nesse livro, e foi meio que um flash back do passado relembrando que em todos os outros tem o cigarro também. Hahaha
      Abraços!!

      Excluir
  3. Eu ja li ACEDE e Cidades de papel dele, e estou querendo ler esse também <3

    http://geekcorderosa.blogspot.com/2015/04/tubarao-o-novo-lancamento-da-darkside.html

    ResponderExcluir
  4. Assim como você, eu também me apaixonei por todos do Green, esse cara é fascinante, as vezes me pego com raiva dele por nos iludir tanto, hahaha -brincadeira-, li "Quem é você alasca?" "Cidades de papel" e "Tfios", e sinceramente "Teorema de Katherine" nunca me chamou atenção, mas espero que isso mude um dia, enfim, adorei a postagem <3

    http://um1diariogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentários