A Queda do Governador: Parte 1 - Robert Kirkman e Jay Bonansinga


~~Agora nós somos sobreviventes; Amanha poderemos estar mortos, vagando sem rumo em busca de comida para no fim nos tornarmos vermes... É ruim pensar que alguns começam pelo final~~

Livro: The Walking Dead: A Queda do Governador Part. 1
Titulo Original: The Walking Dead: The Fall of The Governor Part.1
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Paginas: 266
Editora: Galera Record
Tipo de Capa: Brochura
Ano: 2013
ISBN: 9788501100665


 ''Contorcendo-se de dor no chão, Bruce Allan Cooper arqueja, pisca e tenta recuperar o fôlego. Ele consegue ouvir rosnados guturais, animalescos, de meia duzia de Mordedores que vêm em sua direção, aproximando-se para se alimentar. Uma voz na mente de Bruce grita: Anda, seu idiota de merda! Sua Bicha! O que está fazendo?!''

Parece que Lilly confia no governador. Agora ela sabe que Woodbury é um lugar seguro, que Phillip Blake é um bom homem, e que se não fosse por ele aquela cidade não duraria. Mas ela não percebe que virou só mais uma peça do jogo dele; um jogo com muitas outras peças, cegas, com a ilusão de que possuem um lugar próspero para viver.

 Passaram alguns meses após o final de ''O Caminho para Woodbury'' e já percebemos logo de cara que Lilly amadureceu muito. Ela está mais auto-confiante e está bem menos agressiva do que no final do ultimo livro. Apesar de ter sofrido muito com as perdas dos últimos meses, vemos uma Lilly corajosa, que não tem medo dos ''bichos'' e que está disposta a proteger a cidade e até tem um espacinho para sentimentos amorosos. Em resumo Lilly está vivendo; não está feliz, e tenta encontrar sua paz interior, mas vive!

Infelizmente não podemos falar o mesmo de Bob, ele se entregou de vês as bebidas e vive feito um mendigo. Quase não vê Lilly e quado se encontram tem um pequeno diálogo que só faz aumentar ainda mais a pena que sentimos por ele. Pobre Bob.

 Já o nosso querido Governador, está mais ''pica das galaxias''. Os moradores da cidade o veneram, e não é pra menos, afinal ele conseguiu botar tudo em ordem. Os muros estão protegidos e uma suposta paz reina em Woodbury. Mas eles não sabem que ele está mais lunático e doentio do que nunca, e de que suas atitudes daqui pra frente serão devastadoras.

 Alice e Dr. Stevens estão na mesma posição que estavam antes, são companheiros de Lilly, mas ao contrario dela, não gostam do rumo que o Governador está levando as coisas. Martinez continua enigmático, não da pra ter certeza das coisas que ele faz ou de que lado está. E as suspeitas aumentam se levarmos em conta o rumo que a história toma na HQ.

 Destruindo as minhas expectativas, tivemos poucos zumbis, assim como no volume anterior. Já disse que isso me incomodou um pouco principalmente porque a descrição dos zumbis e de como eles são mortos é simplesmente incrível, aprendi mais anatomia com um machado partindo em dois a cabeça de um errante do que com várias aulas de biologia na escola. Tio Bonansinga merece um premio por fazer a melhor descrição de um morto morrendo da história. [Não digam que não é um morto morrendo, porque é!].
 O fato de termos pouca violência envolvendo zumbis, não atrapalhou em nada a violência explicita entre os vivos, que é gratuita e extremamente divertida :D

A tensão aumentou nesse livro, principalmente depois que alguns estranhos chegam a Woodbury. Estranhos
que após uma breve descrição nós reconhecemos e percebemos em que ponto da história estamos. Devo ressaltar que quando percebi quem eles eram, um sorriso ficou estampado na minha cara, então, eu percebi que eles não eram bem vindos ali, e de que nem todos sairiam inteiros do lugar. Aí sim a porra ficou séria.
 Rick, Glenn e Michonne são estranhos lá, vê-los dessa forma é anormal de mais, porém muito reconfortante ,pois quando eles aparecem nós nos sentimos em casa!

A narrativa é em terceira pessoa e passa por todos os membros do núcleo principal, exceto os estranhos Rick, Glenn e Michonne espadachim. Como nos livros anteriores, a narrativa é de excelente e prende o leitor, e pela primeira vez se tratando de The Walking Dead eu posso dizer: A TRADUÇÃO É BOA! (''boa'' não é ''perfeita''). Digo ''primeira vez'' pois meus dois livros anteriores são em versão econômica, ou seja, uma bela bosta.
 Kirkman se focou bastante nos sobreviventes nesse livro, acho que resumiu bem sobre o que se trata The Walking Dead: Uma trama sobre pessoas e como elas se relacionam. Os zumbis estão lá para matarem, e criar tensão, porém não são o foco principal. E por mais que achemos faltas de alguns zumbis, tem uma justificativa para isso.

Minha opinião mudou bastante lendo esse livro, quando li ''O Caminho para Woodbury'' eu achei muita sacanagem faltar os zumbis, e me surpreender com eles... Agora eu percebo o quanto eu estava errado. Não irei me corrigir, afinal era minha opinião quando eu fiz a resenha. Mas agora eu entendo o que The Walking Dead é, e sobre o que ele apresenta pra o publico.

A Galera Record fez um bom trabalho com a encadernação, porém tem um erro que veio lá dos EUA: Uma trilogia tem TRÊS livros! Não intendi o motivo de dividirem em duas partes, a não ser o financeiro!

Compre o Livro:

Submarino
Americanas
Fnac
Saraiva
Livraria Cultura
Livraria da Travessa

A Trilogia do Governador:

A Ascensão do Governador (resenha aqui)
O Caminho para Woodbury (resenha aqui)
A Queda do Governador part.1 (resenha aqui)
A Queda do Governador part.2 (resenha aqui)

Obrigado por visitar meu blog! Siga-o!
Curta e compartilhe com seus amigos!Ah, não se esqueça de curtir nossa Pagina no facebook para ficar ligado nas novidades!E se quiser ter um pouco mais de minha deficiência crônica em suas redes sociais, você pode me seguir no Twitter: @GordoTetudo22
Até mais!

3 Comentarios

  1. Interessante que o que te incomodou foi o que eu mais gostei no livro: os zumbis ficarem mais de lado HAHAHA! Amo os zumbis, mas gosto quando eles dão uma sumidinha e dão mais espaço para os personagens serem desenvolvidos - nesse caso acho que foi o Governador mesmo! Também fiz uma resenha desse livro, se puder (e quiser, hihi) das uma olhadinha, pra ver se você mais concorda ou mais discorda de mim, vou deixar o link aqui embaixo! Tem dos outros livros também, que eu vi que você também fez! Gostei do blog, temos um gosto em comum que são os zumbis (você certamente vai perceber isso no meu blog, hahahaha).

    http://booktrip.wix.com/book-trip#!Resenha-The-Walking-Dead-A-Queda-do-Governador-Parte-Um-de-Robert-Kirkman-e-Jay-Bonansinga/cu6k/E7B4446C-888C-4672-96CB-2B33FF68BDB9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Kiany, como eu disse, eu senti falta, mas intendi perfeitamente! Foi necessário e como eu disse The Walking dead é sobre os vivos e nãos os mortos! hahaha

      Vou conferir com certeza! Beijos!

      Excluir
  2. Sim, como disse Rick, o mito: "We're The Walking Dead" ;D

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentários